O uso do gesso tem sido cada vez mais frequente em revestimentos, divisórias e rebaixamentos. Afinal, o gesso é um material extremamente versátil. Mas será que as vantagens do gesso param na sua versatilidade ou vão além?
Uma das principais vantagens de usar o gesso está na simplicidade de aplicação. Enquanto o reboco de cimento exige a sobreposição de duas ou três camadas até a finalização, a massa de gesso pode ser colocada em uma única etapa. Após a aplicação, a sua aderência completa costuma ocorrer em apenas sete dias. O gesso tem propriedades aglomerantes, ou seja, depois de misturado com água, ele endurece em pouco tempo e adquire liga total em uma semana.
Além de precisar de pouco espaço para o seu armazenamento, o gesso é um material quase três vezes mais acessível do que a soma de cimento, areia e cal utilizados no reboco tradicional, podendo ainda a mão de obra ser maior em funçãoda complexidade do serviço. Se você se preocupa com o rendimento, saiba que o trabalho com gesso também gera menor desperdício de material e, consequentemente, de dinheiro. Com aplicação única, o uso da massa é dosado em porções menores a fim de garantir um aproveitamento melhor.
Quem não abre mão da beleza pode ficar tranquilo ao optar pelo material no acabamento. Seja aplicado no teto do banheiro, nas sancas dos cômodos ou nas paredes da casa, o gesso é capaz de oferecer um efeito semelhante ao da massa corrida e como resultado, você terá uma superfície lisinha, branca e pronta para receber qualquer tinta. Para completar, o gesso combina com diferentes materiais de acabamento, a exemplo das cerâmicas, porcelanatos, vidros e outros.