Um design moderno e elegante para qualquer construção
O sistema Estrutural Glazing, também conhecido como Pele de Vidro, é um tipo de fachada cortina que possui o vidro colado nos perfis dos quadros de alumínio que ficam sobrepostos a estrutura, estes quadros podem ser estruturados com colunas ancoradas na alvenaria garantindo grande resistência, devido aos perfis de alumínio não ficam expostos, traz um aspecto de leveza e modernidade à fachada.
Além de garantir um visual impecável, as Fachadas Glazing são amplamente utilizadas na arquitetura e engenharia civil com o objetivo de melhorar algumas necessidades dos projetos que em são maioria são a redução térmica, acústica, privacidade e redução do consumo de energia. Tudo de forma extremamente segura e prática.
Esse estilo de fachada é a representação máxima da evolução tecnológica de sistemas de fechamento para edificações. Sendo muito utilizadas em projetos comerciais e empresariais, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Sua versatilidade para os projetos também é grande, podendo oferecer acabamentos especiais (mosaicos, jateamento, etc), deixando o projeto único.
Para a aplicação, são utilizadas películas especiais e quadros de alumínio completamente vedados - ou seja, nada de vento e água entrando. A aplicação é fácil e rápida, dando um maior dinamismo para o canteiro de obras e agilizando etapas do processo de construção.
Por ter esta aplicação, a durabilidade é maior, diminuindo os gastos com manutenção. E com relação à limpeza, o material tem pouca retenção de partículas ou manchas, necessitando apenas limpeza externa.
O primeiro projeto no Brasil que utilizou este sistema de pele de vidro foi o edifício Citibank na avenida Paulista em São Paulo, concluído em 1986. Desde então a técnica começou a ganhar cada vez mais espaço nas construções.
Para quem pensa que a Fachada Glazing é apenas para empresas, se engana, atualmente a grande maioria dos projetos residenciais, esta adotando este item no seu design. Mas ainda há uma curiosidade neste modelo de fachada, existe uma pequena diferença entre Fachada Glazing e Fachada de Pele de Vidro. Sabe qual é?
A fachada Pele de Vidro começou a se destacar na década 80, nesse sistema o vidro é caixilhado, em quadros diferentes, por um perfil de alumínio e só depois é instalado na obra. Sendo assim fica visível a moldura do quadro pelo lado externo, obtendo uma presença mais ativa do perfil de alumínio.
Já a Fachada Glazing, surgiu a partir da década de 90, sendo que o vidro é fixado por um sistema de colagem, um processo que requer muita técnica e profissionalismo. Dessa forma não visualizamos os perfis pelo lado externo, pois os como os vidros são colados na face do quadro, acaba escondendo os perfis de alumínio.
Reforçamos que por se tratar de uma estrutura envidraçada especial, as fachadas de vidro devem ser projetadas por profissionais qualificados, pois a fachada Glazing, por exemplo, não aceita erros de cálculos e nem imprudência técnica. Consulte sempre empresas sérias e especializadas no assunto.