A utilização do gesso se popularizou nos últimos anos, dada a vasta possibilidade de uso na construção civil, podendo ser aplicado como elemento decorativo, em paredes divisórias, rebaixamentos de teto e revestimentos. Seu uso na fabricação de peças como sancas e molduras que são colocados entre o teto e a parede é o mais convencional, permitindo por sua facilidade de modelagem a criação de elementos personalizados na arquitetura, resultando num ambiente com acabamentos e efeitos decorativos exclusivos e ainda valorizando esteticamente cada cômodo.
‘’As sancas podem ser de vários estilos de acordo com o projeto arquitetônico, e combinadas também com elementos de iluminação que realçam a decoração escolhida’’, afirma o empresário Marcos, sócio proprietário da Casa do Gesso.
Outra possibilidade de decoração que também se encontra em alta, é o Gesso 3D. A aplicação das placas de gesso com alto relevo nas paredes, criam-se texturas modernas que evocam à sensação de movimento por seu belo efeito visual.
As paredes em gesso podem ser feitas com blocos de gesso encaixados, ou ainda, com a utilização de placas de gesso acartonado que são aparafusadas em uma estrutura metálica, o drywall. Ambos os casos trazem benefícios por sua versatilidade, funcionalidade, agilidade de instalação, permitindo instalações elétricas e hidráulicas, além de um ótimo isolamento térmico acústico.
O gesso acartonado pode ainda ser usado em ambientes com dimensões diversas, pois sua espessura fina, permite a elevação de paredes estreitas otimizando a área útil de cada ambiente.
O forro de gesso também se apresenta em duas formas, sendo a primeira de placas de gesso encaixadas e que necessitam de amarração no teto para sua sustentação, sendo, portanto, indicado para ambientes menores. Já o drywall, assim como quando utilizado em paredes, admite qualquer dimensão e sua aplicação é mais rápida, oferecendo igualmente um ótimo acabamento e possibilidade de execução de diversos projetos.
O revestimento em gesso tem se tornado cada vez mais uma opção à argamassa convencional, oferecendo como vantagem ter um excelente acabamento e dispensar o uso de chapisco e da massa corrida para pintura, resultando em redução de custos e tempo no decorrer da obra.
O gesso tradicional tem sua aplicabilidade direcionada para ambientes internos, pois áreas externas ou ambientes úmidos como banheiros, demandam material específico e impermeável. Contudo a tecnologia inserida na fabricação dos elementos em gesso permite a finalização do projeto com diversos de pinturas e texturas.