As mais
LIDAS


ACESSIBILIDADE


Automação Residencial a favor da qualidade de vida


Muito se fala sobre a automação residencial para trazer conforto às nossas vidas, mas existe um outro lado mais importante: a acessibilidade.

A Pesquisa Nacional de Saúde, coordenada pelo IBGE em 2021, contabilizou a existência de cerca de 17 milhões de pessoas com deficiência no país. Somado à quantidade de idosos, os números representam uma parcela considerável da população, que precisa de um cuidado especial com a acessibilidade. Nesse contexto, a automação residencial tem muito a oferecer.

Está claro que as novas tecnologias ajudam e muito a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. O mercado da acessibilidade pode ser muito rentável, já que a automação para essas pessoas não se trata apenas de conforto, mas de necessidade, do alcance da independência e da realização de tarefas antes impossíveis.

São muitas as formas de automação residencial disponíveis. Vamos abordar aqui algumas delas:

Automação de Equipamentos: É possível automatizar diversos equipamentos eletrônicos, tornando-os acessíveis diretamente por celular, tablet, comandos de voz e outras formas de controles inteligentes, que facilitam o acesso às mais diversas comodidades. Alguns dos mais populares desse tipo de automação são a bem difundida Alexa e o Google Home, assistentes virtuais que podem ser utilizados com muita facilidade.

Agendas e Lembretes: Não só a automação de tarefas pode ser um grande auxílio, mas a possibilidade de configurar agendas eletrônicas e receber lembretes de tarefas importantes é mais uma das possibilidades da automação residencial que ajudam e muito a rotina, especialmente a de idosos.

Instalação de Sensores: Luzes automáticas, sensores de gás e fumaça e semelhantes podem não só facilitar o dia a dia, mas trazer segurança para idosos e pessoas com deficiências. Pessoas com mobilidade reduzida tem muito a ganhar em qualidade de vida com a automação.

Segundo Jonas, proprietário da AMITECH, empresa de automação com sete anos no mercado "A automação residencial esta cada vez mais presente na casa dos brasileiros. E hoje ela está sendo direcionada também ao conforto de pessoas com mobilidade reduzida, como idosos", comenta.

"Cada vez mais a automação esta sendo pensada para que as atividades sejam realizadas com mais praticidade, permitindo que pessoas que estejam passando por momento de dificuldade de locomoção, ou acamadas possam manter sua dignidade social. Com um simples toque em um smartphone ou um comando de voz, programado pela automação residencial, pode acender as luzes, abrir as cortinas ou regular a temperatura do ambiente. Ou seja: muito mais independência e autonomia aos usuários. A automação residencial não é mais algo inacessível, pois cada vez mais surgem novas tecnologias barateando o processo", explica Jonas.

  PATROCINADO POR  
3089-2099 | --

Compartilhe em suas Redes Sociais